7 de agosto de 2018

Naked cake - bolo nu ou bolo pelado





Hoje, fiz esse "naked cake" ou bolo pelado para os anos do meu vizinho em tempo record de 2 horas, pois, havíamos combinado para um convívio ao final da tarde, mas, o horário mudou para as 13h00, então, optei em fazer esse tipo de bolo, em vez do "mirror cake" que demanda mais tempo de preparação.




Confesso que esse bolo não ficou nada a dever ao bolo espelhado, pois, resultou em um bolo muito bonito e saboroso, mesmo com o pouco tempo para o preparar. E o mais importante, o aniversariante e todos os convidados gostaram imenso. Ouvir aquele hum que delícia! Quero a receita! Está mesmo muito bom esse bolo! Isso sim, é muito gratificante e não tem preço para mim. 

Ah, O "mirrok cake"!? Esse ficará para uma outra oportunidade.




Mas o que são os Naked Cakes?


Os naked cakes, também, chamados de bolo pelado, bolo careca ou bolo nu, são bolos sem cobertura, que ficam com o recheio aparente entre as camadas de massa. Decorado, muitas vezes, com frutas e flores o que produz um efeito bonito e interessante nas mesas de festas, que chamam muito atenção, além de serem deliciosos.




Esse fiz com recheio de ganache de doce de leite e decorei com frutos vermelhos (amoras silvestres e morangos), folhas de hortelã e alecrim e polvilhei farinha de amêndoas com açúcar de confeiteiro para finalizar.

Vamos a receita?




Ingredientes para a massa

5 ovos
2 chávenas de farinha de trigo
2 chávenas de açúcar
1 chávena de leite fervente
1 colher de fermento em pó

Modo de preparo:

Em uma batedeira, bata as claras de ovo em castelo (neve). Quando estiverem firmes e formando desenhos, acrescente as gemas, uma a uma. Em seguida, adicione, aos poucos, o açúcar, depois a farinha, o fermento e, por último, o leite fervente. Misture bem e leve ao forno em forma untada ou forrada com papel vegetal para assar  a 210º C, por cerca de, 25 a 30 minutos ou até quando fizer o teste do palito e a massa estiver cozida.

Recheio - Ganache de doce de leite

1 lata de doce de leite em ponto firme
1/2 de natas sem soro
1/2 envelope de gelatina incolor ou 5 folhas de gelatina

Modo de preparo:

Na batedeira bata o doce de leite com as natas, Acrescente, depois, a gelatina, previamente, hidratada. Leve ao frigorífico por um tempo para geleificação.
Corte o bolo em duas ou três parte e monte o "naked cake", alternando camadas de bolo e do ganache. Decore a seu gosto com frutas, flores ou o que desejar e finalize polvilhando com o açúcar de confeiteiro misturado com farinha de amêndoas (opcional).   





Nota: Sugestões de possíveis substituições, para um bolo mais rico em fibra e menos calórico:

Massa:
Açúcar branco por açúcar amarelo ou mascavado ou por adoçante culinário;
Leite por bebida vegetal:
Farinha de trigo por farinha integral ou 50% de ambas

Ganache:
Doce de leite magro ou de soja
Natas magras ou de soja
Gelatina vegetal incolor

Obs.: Como não testei essa receita a 100% vegano, não sei qual o resultado do ganache de doce de leite vagano, natas de soja e ágar-ágar (mais deixo a sugestão e um dia vou testar).


Sobre a gelatina:


Hidrate as folhas de gelatina (corte-as em pedacinhos pequeno) com 1 colher de chá de água para cada folha e deixe em repouso por, aproximadamente, 5 minutos. se precisar antes de juntá-la ao doce de leite e as natas, leve ao micro ondas por uns 5 segundos para dissolver melhor.

A gelatina é uma proteína derivada da hidrólise do colágeno. É portanto, uma substância de origem animal.  Como alternativa vegetariana (ou vegana) às gelatinas de origem animal, existem gelatinas vegetais, à base de polissacarídeos extraídos de algas marinhas vermelhas: ágar-ágar (ágar ou agarose) e carragenina. O ágar-ágar para uso culinário é encontrado em pó ou em tiras de algas secas, e sua diluição é muito parecida com a gelatina animal. O ágar-ágar se solidifica em temperatura ambiente, não necessitando de frigorífico para concluir o processo.

Encomendas de "naked cake" com 48 horas de antecedência, para as zonas do Granho e Glória do Ribatejo - Portugal, por mensagem ou email silvelita@sapo.pt 

Se gostou deixe seu comentário.


Gratidão pela sua visita

Muito amor e muita luz



Eu limpo em mim todas as memorias que compartilho com todas as pessoas que entrarem nesse meu blog. Sinto muito, por favor me perdoe, te amo, sou grata

Sem comentários:

Enviar um comentário