Observe que existem alguns links de afiliados, o que significa que receberei uma pequena comissão se você clicar e fizer uma compra, sem nenhum custo extra para você. Isso ajudará a apoiar meu blog e a criar novos conteúdos!

Biscolatte - Biscoito italiano (receita adaptada de Croissant e Biscotti de Luca Montersino)



Como sabem gosto de fazer minhas próprias receitas, mas, também, gosto de experimentar receitas existentes e de grandes chefes da pastelaria, como é o caso dessa versão adaptada que fiz do biscoito italiano, chamado Biscolatte do Chef Luca Montesino e que se encontra em seu livro Croissant e Biscotti.




O  Biscolatte ou Biscoito de Luca Montersino é um biscoito de massa macia e moldável, cortado em formato redondo com um furo no centro. Geralmente, têm uma espessura de mais ou menos 1,5 cm (na minha adaptação cortei mais fino).




Já fiz outro tipo de biscoito italiano chamado Canestrelli, que ficou muito bom. Então, quando vi essa receita de biscolatte, não resistir e fui logo para a cozinha, ver dos ingredientes pedidos para o preparo; tinha todos na despensa de casa, e assim, sem demora, coloquei as mãos na massa!!




Estava tão satisfeita por ter todos os ingredientes em casa e poder fazer essa delícia, que comecei o preparo sem perceber que a única vagem (fava) de baunilha que tinha, estava ressecada. Como já tinha começado a receita, coloquei a baunilha assim mesmo e acrescentei uma pequena quantidade de essência para melhor aromatizar a massa.





Independente da fava de baunilha ressecada e de outras adaptações que fiz a receita original, os meus biscolattes ficaram bonitos e muito saborosos. Eu gostei!





Vamos a receita de Biscolatte, adaptada de Croissant e Biscotti de Luca Montersino ...

Ingredientes 
485 g de farinha de trigo 
65 g de amido de arroz (substituível pelo amido de milho) 
200 g de açúcar amarelo ou mascavado 
200 gramas de manteiga amolecida (eu usei, levemente, salgada) 
85 gramas de ovos inteiros (1 ovo e meio ou 2 pequenos)
40 g de creme (natas) de leite fresco (substituído por iogurte grego natural)
20 gramas xarope de glicose (pode ser substituído por mel, mas não usei, por que quis menos doce)
2 g de sal (omitido por causa da manteiga salgada)
4 g de fermento em pó 
1 fava de baunilha (usei 1 colher de sobremesa de essência de baunilha, pois, a  fava de baunilha que tinha estava ressecada)

Modo de preparo
Peneire a farinha com ou amido e  fermento.
Misture a manteiga macia com o açúcar e o xarope de glicose ou mel (não usei). Adicione os ovos, o iogurte (creme ou natas de leite fresco), o sal (omitido) e as  sementes (ou essência) de baunilha.
Incorpore então a mistura das farinhas e envolva bem, até que fique uma massa lisa e homogénea. Embrulhe em filme plástico e deixe descansar no frigorífico por cerca de 30 minutos ou 01 hora.
Retire a  massa do frigorífico e abra com um rolo até uma espessura de 1,5 cm (deixe com 1 cm). Corte os biscoitos redondos com um cortador de massa e forme o orifício central com um aro menor (cortei com cortador de donuts).
Transfira os biscoitos, gradualmente, para uma assadeira forrada com papel vegetal ou com tapete de silicone e leve ao forno quente a 180 ° C por 15 a 20 minutos, até que fiquem, levemente, coradas. 
Deixe arrefecer e guarde em um recipiente hermético.

Tradução livre da receita em italiano.









Muita saúde, amor e luz

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Broa de milho com polvilho doce