Observe que existem alguns links de afiliados, o que significa que receberei uma pequena comissão se você clicar e fizer uma compra, sem nenhum custo extra para você. Isso ajudará a apoiar meu blog e a criar novos conteúdos!

Canestrelli - biscoito italiano






Estou a acompanhar a noite, nas gravações, a série italiana "Paraíso das Senhoras", na RTP2, que até saiu do ar por esses dias, mas, isso não vem, agora, ao caso. O que interessa mesmo, é que ao assistir um dos episódios, "Paraíso das Senhoras", uma das personagens estava a fazer biscoitos típico italiano, então, fiquei logo a querer perceber como ela estava a fazer aqueles biscoitos, porém, como as cenas passam rápidas, não deu para ver bem como ela estava a fazer a massa.




No dia seguinte fui procurar por receitas de biscoito italiano e encontrei, dentre outras, esses, chamados Canestrelli.

Canestrelli ("cestas pequenas") são um tipo de biscoito italiano, originários de Monferreto, comuns na região de Piedmont e Liguria, além de serem típicos, também, da Córsega¹. 
Eles são cortados em formato de flores.




Adorei fazê-los, são, realmente, muito leves e deliciosos.









Vamos a nossa receita italiana de Canestrelli!

Ingredientes
100 gramas de farinha de trigo com fermento
150 gramas de manteiga sem sal em temperatura ambiente
150 gramas de açúcar confeiteiro peneirado
150 gramas de fécula de batata
Raspas de ½ limão siciliano
2 gemas cozidas

Modo de Preparo

Peneire juntos a farinha de trigo e a fécula de batata e reserve. Em panela com água, em fogo baixo, despeje delicadamente as gemas. Escalde-as por 5 minutos, até ficarem cozidas. Retire-as da água e deixe esfriar.
Em uma tigela, passe as gemas por uma peneira de metal, apertando-as sobre a malha com o auxílio das costas de uma colher. 
Na batedeira, bata o açúcar de confeiteiro com a manteiga até obter um creme fofo e leve. Adicione as raspas de limão, as gemas e bata para misturar bem. Acrescente a farinha reservada, misture até obter uma massa macia e leve.
Coloque a massa em um saco plástico e leve para gelar por 30 minutos.
Retire e, em superfície lisa e enfarinhada, abra a massa com 1 cm de espessura. Corte os biscoitos em forma de flor. Coloque em assadeira anti aderente grande. Leve para assar na parte superior do forno por aproximadamente 18 minutos ou até começarem a dourar. 
Retire do forno e deixe que esfriem por 10 minutos na própria assadeira. Retire com cuidado da assadeira e coloque sobre uma grade para que terminem de esfriar.

Nota: Essa é a receita original que encontrei aqui, mas, não seguir, totalmente, a indicação dos ingredientes da receita e fiz com farinha de trigo sem fermento, açúcar amarelo peneirado e manteiga com sal. 
Como a farinha que usei foi sem fermento, acrescente um colher de sopa de fermento em pó.
Achei que a minha massa ficou com pouca consistência para moldar e adicionei mais 50 g de farinha de trigo, misturei bem, envolvi em um filme plástico e levei a massa a descansar por 30 minutos ao frigorífico. Depois desse tempo ela ficou ótima para ser cortada em formato de pequenas flores.
Fiz assim e deu super certo. O resultado, vocês, podem comprovar pelas fotos e o sabor, vos digo, fico mesmo bom.

Em caso de intolerância ao glúten, pode se fazer esse tipo de biscoito só com a fécula de batata.


¹ Wikipédia

Gratidão pela sua visita

Muito amor e luz

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Broa de milho com polvilho doce