Pãozinhos de batata-doce com sementes de papoila e sésamo (gergilim)
Cozinhei umas batatas-doces e com elas fiz duas receitas, um de batido vegano e essa de pãozinhos que são para quem quer comer sem glúten e para aqueles que querem diminuir o consumo do pão.
A receita original leva 1/2 chávena de óleo de coco, o que para mim é um exagero, pois, a massa fica a nadar em óleo. Então, reduzir a sua quantidade e acredito que ficou bom, pois, resultou em pãozinhos saborosos e até menos calóricos.
O aspecto do interior dele, quando ainda quente é mole, por conta de todo amido da receita.
Mas quando arrefece fica com um aspecto mais sólido e bom de se comer.
Receita
200 g de polvilho doce ou azedo
200 g de batata-doce cozida e descascada
1 colher de sopa de óleo de coco
Sementes de sésamo (gergilim) q.b.
Sementes de papoila q.b.
Sal a gosto
Água quente q.b.
Óleo de coco para pincelar
Modo de preparo
Pré aqueça o forno a 200ºC
Em uma tigela junte todos os ingredientes secos, o óleo de coco e misture. Adicione a água aos poucos e amasse bem até ficar no ponto que a massa não grude mais nas mãos.
Faça os pãozinhos em forma de bolinhas, achate-as um pouco e coloque num tabuleiro forrado, previamente, com papel vegetal ou tapete de silicone. Depois pincele todos os pãozinhos com óleo de coco e polvilhe sobre eles as sementes de papoila e sésamo (gergilim).
Leve ao forno pré aquecido durante uns 30 minutos, ou até que fiquem, levemente, dourados. Não espere os pãozinhos ficarem sólidos no forno, pois, como disse acima, eles saem meio moles do forno, mas, após arrefecerem, ganham consistência.
Nota: Você pode usar outras sementes se desejar, como, por exemplo, a chia.
Muita saúde, amor e luz
Comentários
Enviar um comentário