Observe que existem alguns links de afiliados, o que significa que receberei uma pequena comissão se você clicar e fizer uma compra, sem nenhum custo extra para você. Isso ajudará a apoiar meu blog e a criar novos conteúdos!

Broa de milho baiana ou da padaria



Hoje, fiz essas broas que são muito apreciadas na minha terra de São Salvador da Bahia. Meu irmão, mais velho, tem uma padaria e faz muitas delas, são tão gostosas, crocantes pelas bordas e macias por dentro.

Um dia desses lembrei-me do sabor delas, então, falei com meu mano se podia passar-me a receita, no que ele atendeu-me prontamente. Só tive de fazer a redução das quantidades dos ingredientes, por que ele faz em escala comercial.

As minhas ficaram tão boas, mas tão boas que, além de matar a saudade, fiquei super feliz com o resultado.

Sendo, hoje, feriado do 25 de Abril, aproveito para celebrar a Revolução dos Cravos. Viva a liberdade!!














Vamos a receita:


Ingredientes:
250 g de farinha de trigo 
250 g de fubá ou sêmola de milho
250 g de açúcar amarelo peneirado 
1 colher (chá) de erva-doce
2 ovo 
50 ml de leite 
125 g de manteiga ou margarina em temperatura ambiente
1 colher (sopa) de fermento químico em pó

Modo de preparo:
1. Num recipiente misture todos os ingredientes secos. Adicione a margarina ou manteiga e misture com as mãos. Acrescente os ovos, o leite e continue a misturar a massa até obter um ponto de enrolar nas mãos. Se ficar mole acrescente um pouco mais de farinha de trigo ou de milho até obter o ponto bom que não grude muito nas mãos, pois, essa massa não pode ficar nem muito amolecida, nem muito seca.
Pegue porções da massa enrole como bolas pequenas, achate-as com o fundo liso de um copo ou outro recipiente. Coloque numa assadeira forrada com papel vegetal ou untada com manteiga e farinha de milho ou fubá. Deixe espaço entre elas, porque esparramam um pouco enquanto assam. 
Leve a assar em forno pré-aquecido a 200ºC, por uns 15 a 20 minutos, este tempo varia para cada forno. Mas tenha atenção por que na segunda fornada elas já assam muito mais rápido.
Elas ficam com as bordas douradas e mais clarinhas na parte de cima.
Depois de frias guarde-as em recipiente fechado.

Experimente, acredito que vai gostar.

E se um dia, for a Salvador da Bahia, não se esqueça de provar umas deliciosas broas de milho da padaria. 

Muito amor e luz

Comentários

  1. Até q enfim achei a receita de broa da minha querida Bahía, obg.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue